sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Erexim saiu na frente

Enquanto eu ainda estagiava na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Erexim/RS, rolava pelos bastidores, um debate sobre a coleta e destinação final dos resíduos sólidos na cidade. A prefeitura, enquanto poder público, era responsável pela coleta e disposição final (leia-se aterro controlado e/ou sanitário) dos resíduos sólidos gerados no município, o que para efeitos de administração, traduz-se em custo.

De forma a reduzir gastos e minimizar os danos/impactos ambientais, causados pela quantidade gigantesca de resíduos gerada pelos moradores da zona urbana de Erexim, a Prefeitura Municipal decidiu investir na conscientização da população. Através da Lei nº 4.103, de 27 de dezembro de 2006, ficando proibido ao domicílio depositar - mesmo que temporariamente - seus resíduos em cestos fixos junto aos passeios públicos e canteiros centrais. Para facilitar a coleta seletiva (resíduos recicláveis) - e reverter isso em economia para o município - os recipientes deverão estar pintado de duas cores diferentes: marrom para lixo orgânico, e amarelo para lixo seco. Dessa forma, Erexim economiza com a coleta de resíduos, que serão previamente separados; e economiza com a destinação final, aumentando a vida útil das células do aterro sanitário. E ainda sai ganhando no aspecto visual, não permitindo lixo nas calçadas.
Paralelamente a isso, continua sendo desenvolvido um trabalho excelente de educação ambiental, capaz de combater o problema dos resíduos sólidos diretamente na fonte, sua "geração".


O secretário Luiz Felipe DeMarchi afirma que o objetivo é fazer com que cada cidadão sinta-se responsável pelo lixo que produz: “Quando em área pública o lixo passa a não ter ‘dono’, sujando a cidade, entupindo boeiros, prejudicando a estética da cidade, criando vetores de doenças, e animais indesejáveis. Com a implantação desta Lei toda a comunidade sairá beneficiada”.


Parabéns Erexim! Parabéns Maria Munaretto, grande idealizadora e apoiadora do projeto.

3 comentários:

Rita Queiroz disse...

Como eu digo a anos: O LIXO É O FUURO DO MUNDO!!

Bacana isso Igor, espero que a ideia vá para todas as cidades do Rio Grande do Sul. E que chegue em Porto Alegre e acabe com os "ladrões de lixo", aqueles carroceiros que passam um pouo antes doc aminhão de lixo e levam os sacos de lixo. Esse pessoal separa o que quer e joga o resto em qualquer lugar, poluindo ainda mais a cidade.
Bom post! bjinho

Anônimo disse...

Bah, o interior é bala! Acho que mesmo se a prefeitura implantar esta lei por aqui as pessoas não vão seguir e vai ser impossível fiscalizar...

De qualquer forma, bela iniciativa, acho que por lá e em vários outros lugares com trabalho e dedicação dos envolvidos vai funcionar!

Erexim disse...

OLá Fábio

Você tem razão é difícil fiscalizar e aqui em Erechim não foi diferente, no início teve muita gente que não gostou. Inclusive surgiram penalidades que poderiam ser impostas aos moradores.

Passado um talvez pouco mais de um ano do projeto e já se vê uma grande mobilização da população e agora o trabalho da prefeitura ficou mais fácil.

Uma pena as empresas de coleta de lixo ainda não podendo ainda oferecer um perfeito trabalho, mas acreditamos que este projeto encaminha-se cada vez mais para um "modelo exemplar" no estado.