quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Porto Alegre: segunda-feira.

Saia de casa numa segunda-feira à noite.
Pegue seu meio de transporte e rode pelas principais avenidas da capital. Porto Alegre se transforma, é completamente diferente de qualquer outro dia. As ruas ficam vazias, mas por quê? Não se encontra uma viva alma pelas ruas, que na terça-feira já estão cheias novamente!
Curioso.

Nem os "moradores de rua"(?) aparecem na segunda-feira à noite. Raros são os estabelecimentos que abrem suas portas aos clientes da noite de segunda-feira. Os automóveis avistados nessa noite são contáveis com os dedos das mãos - se não fores o Lula. Pode ser na Nilo, na Carlos Gomes, na Assis Brasil, na Mauá, na Ipiranga ou no Centro. Nada. Nem os artistas de sinaleira comparecem ao "trabalho" na noite de segunda-feira.

Porém, questão de 24 horas depois, já na noite de terça-feira, tudo volta ao normal. As pessoas saem de casa, as ruas se enchem de carros, o barulho e o movimento reaparecem. Os "flanelinhas" voltam, os mendigos vagam pela cidade, os 'bebuns' abostados começam novamente a fazer porcarias no trânsito. As demais noites da semana continuam iguais às de terça, inclusive domingo, claro que com um movimento um pouco abaixo do normal.

Enfim, Porto Alegre se transforma em uma noite. Uma noite transforma a capital, não que o movimento da cidade seja caracterizado por proporções congestionantes, mas a diferença é enorme. É bom rodar pelas ruas de Porto no segundo dia da semana, ver as luminárias amarelas da Rua da Praia, cruzar a Terceira Perimetral sem parar nas sinaleiras, não enfrentar congestionamentos no Centro. Faça o teste, só não combine com seus amigos, senão o movimento na segunda-feira não será mais o mesmo. Ah, e pare no aeroporto tomar um café - sem se importar demais com a qualidade da bebida.

5 comentários:

Júlia Copetti de Queiroz disse...

Lollypop's World!

Porto Alegre, Pequenopolis, Portinho, Porto...

Olha essa cidade mescla coisas de cidade grande com coisas de cidade miúda.

Morar aqui, nesse cantinho do fim do Brasil tem essa grande vantagem.

Faço mais uam observação aos comentáriso do Dagor:

Nas segundas feiras, bom é caminhar pela cidade olhando para cima, as janelas dos prédios ficam azuladas com a o brilho das televisões!

uma beijoca, Júlia

Beti Copetti disse...

O problema de caminhar andando pra cima é não ver o ladrão que tá chegando pra te assaltar. Falando nisso, Igor, os bandidos também ficam em casa na segunda à noite?

Rita Queiroz disse...

Ahahaha eu nao sei o que é melhor, se o post ou os comentarios@!

Fala serio... café tem que se importar com a qualidade sim!! E todo resto é verdade, a cidade fica vazia na noite de segunda!

bjinho!

Igor Terres disse...

Supremacia da família Copetti!

Caminhar nessa cidade é o máximo! E a gente já rodou muito por ela... Quanto aos ladrões, não lembro de alguém que tenha sido assaltado na segunda-feira à noite.

Café ruim faz mal.

Marina P. Fagundes disse...

porto alegre não é especialmente vazia segunda feira a noite, é vazia em quase todas as noites!
claro, se encontra gente em barzinhos, claro, há mendigos e carros passando, putas nas esquinas, pedintes nos sinais; mas mesmo nas noites de fins de semana as pessoas não ficam passeando pelas ruas, se recolhem em suas casas, festas ou o que for, fazendo com que a rua, desabitada, seja realmente perigoso.