quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Usina do gasômetro

Porto Alegre é assim. No final de tarde, tem esse visual incrível e indescritível com palavras. Esse prédio recém reformado, para receber a exposição referente aos 50 anos do Grupo RBS, juntamente com a chaminé ao lado, é denominado "Usina do Gasômetro". A estrutura, que abrigava uma usina termelétrica, foi inaugurada em 1928 para abrigar a Companhia Brasil de Força Elétrica, subsidiária da Eletric, Bond & Share Co., empresa com sede nos EUA que geriu a eletricidade e o transporte elétrico de Porto Alegre até 1954.

O complexo arquitetônico recebeu esse nome devido à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidorgênio Carbonado que ocupava as margens da rua Washington Luíz, responsável pelo fornecimento de gás destinado à iluminação pública da capital e ao abastecimento de fogões. A chaminé de 117 metros foi construída em 1937 durante a administração de Alberto Bins para amenizar os problemas causados pela emissão de fuligem, sendo desativada em 1970.

(Fonte: Wikipedia; Fotos: Igor Terres)

3 comentários:

Beti Copetti disse...

E ali do lado tinha a cadeia pública, por isso, antigamente era chamada de Ponta da Cadeia!

Beti Copetti disse...

Tá, e esqueceu do blog da praça???

Rita Queiroz disse...

Lindas fotos! O mais interessante que a usina foi construida para os bondes e acabou beneficiando toda a população tanto para o transporte como para a energia eletrica!

Porto Alegre é muito linda!