sexta-feira, 30 de novembro de 2007

BOA AÇÃO DO DIA

Eu trafegava pela Rua Martinho Poeta, na Ilha da Pintada [Porto Alegre], quando num primeiro momento avistei uma pedra que se locomovia através de pernas propulsoras. Três sinapses se passaram e percebi que era uma tartaruga à frente.
Foi então que elaborei minha teoria, em questão de segundos: o animal saiu de uma região de banhado, atravessou a pista [pavimentada] e estava indo em direção ao Guaíba. Mas porque? Devia estar colocando seus ovos em algum lugar por ali, em terra firme, como é característico desses répteis.
Um problema, o lugar que ela tentava a travessar não daria resultado positivo. Encontraria pela frente um paredão de mais de três metros de altura, responsáveis por fazer a proteção das casas de fronte. Aí está o problema, a estrada foi feita e o banhando ficou cercado, não construíram as "passagens de fauna", fundamentais nesse tipo de situação.
Desfecho: peguei a tartaruga, a coloquei dentro do automóvel e transportei-a até uma área, mais à frente, onde encontrei acesso para a água. Ela ficou parada, se fez de louca, mas aos poucos, quase em velocidade de cruzeiro, foi entrando na água.

16 comentários:

Rita Queiroz disse...

"avistei uma pedra que se locomovia através de pernas propulsoras"

São os ovos!!!

É... realmente falta as passagens para os bichos que habitam o banhado.
Mas e construir isso hoje? Seria viavel? Teria que se desapropriar muitas areas.. e como fazer isso sem arrumar grandes confusões??

Na verdade trabalhos sociais, proteção da natureza, salvar animais e tudo mais só bacana quando nao envolve o lugar onde essas pessoas tem propriedades... na minha propriedade não!!

e agora???

Ahhh já tinhamos visto esse comportamento das pedras com pernas no parcão nas ultimas semanas.

Thunder disse...

um exemplo!

Igor Terres disse...

Verdade, vimos no Parcão, situação semelhante.

Mas o negócio é que é viável e imprescindível a construção dessas passagens. Já estão previstas em lei há muito tempo, desde a criação do Parque, em 1979, se não me engano. Elas são subterrâneas, funcionam e não atrapalham ninguém. Só não podem ser muito compridas nem terem diâmetros muito pequenos, pois há capivaras na região.

Mas se depender do governo para isso acontecer, as tartarugas já eram. Se depender da direção do Parque, especificamente falando, as tartarugas já eram também. O que parece é que o Parque Estadual Delta do Jacuí foi criado sem sentido... E isso daria um post enorme com merda espalhada para TODOS os lados.

O negócio é se tocar pros EUA, alguém me acompanha? Já me adiantei e comprei minha passagem pro dia 04, te espero por lá.

Thunder disse...

pode ser canadá?
hehehehhe

Rita Queiroz disse...

olha é tentador, mas agora não dá!

Eu vou ficar por aqui salvando as tartarugas!

Anônimo disse...

Igor, belíssima atitude a sua. Sinto orgulho dobrado.
O fato é que hoje, logo cedo, eu estava assistindo um programa na televisão que falava sobre ligações entre matas nativas para a passagem faunística. No caso da reportagem, era sobre a Mata Atlântica, que está muito devastada e precisa urgentemente desses pontos de ligações, chamados mosaicos, para que ocorra migração de espécies animais entre esses "pequenos pedaços" de mata.
O fato é que além da necessidade que esse animais tem de "espaço" para realizar todas as suas funções vitais, há a questão do fluxo gênico. Geneticamente falando, esses animais precisam "trocar" informações genéticas para que ocorra variabilidade.
Uma subpopulação isolada corre sérios riscos de perder sua variabilidade e começar a desenvolver anomalias devido à homozigose de seus genótipos, pela falta de troca gênica.
Tá, falei demais.
dia 4 né???
aiaiaiai.
boa viagem.
=*

Igor Terres disse...

Falou a especialista!

E pra quem não sabe, a Rafa é bióloga, só falta o canudo. Pode falar com propriedade sobre o assunto.

Não é um gurizão com bigode e cavanhaque que apresenta esse programa? É da Globo, não é? Pois acho que o vi hoje pela manhã.

Anônimo disse...

É o Globo Ecologia, mas no canal Futura (que eu assisti).
tem um gurizão com bigode e cavanhaque sim. mas o apresentador principal é outro, um rapazote que fazia Malhação.
Falo com propriedade apenas sobre alguns assuntos, tenho muitos a conhecer e aprender ainda.

=*

Thunder disse...

acabei de ficar alguns minutos mais inteligente, obrigado a todos!

Anônimo disse...

hahahahahah.
que hilário isso.

Rita Queiroz disse...

é o bonitão!!!

Rafaela biologa! bacana hein... tem que vir conhecer nossa praça aqui na praia! bjinho

Igor, vai arrumar a mala!!

Igor Terres disse...

A mala está se fazendo sozinha quase...

Beti Copetti disse...

Isso aí, pra mim, é manipulação da fauna local. E pode isto?

Beti Copetti disse...

hahahahaha

(mas ajudei a aumentar o número do comentários!!!)

Igor Terres disse...

hehehehehe!

Rita Queiroz disse...

a mala ta se arrumando sozinha????