quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

PARAÍSO

Momentos são momentos. Outro dia li da minha amiga Ju o seguinte dizer:

"I still believe in paradise, but now at least I know it's not some place you can look for. 'Cause it's not where you go, it's how you feel for a moment in your life and if you find that moment it lasts forever".

Resumindo, o paraíso não é um lugar mas sim um momento. California é um estado de muita beleza natural e inúmeras áreas de proteção ambiental. Pôr-do-sol à beira do Pacífico, incontáveis praias dotadas de muita infra-estrutura, parques estaduais em meio às montanhas, neve, lagos maravilhosos, pessoas bonitas e educadas. Apesar de ter percorrido a Pacific Coast Highway - rodovia que percorre quase toda costa californiana - de Santa Monica a San Francisco e de ter deparado com paisagens de tirar o fôlego, não foram somente os lugares que fizeram daquilo os tantos "paraísos".

Uma combinação de fatores me fizeram chegar ao paraísos por muitas e muitas vezes durante a viagem. Algumas vezes a trilha sonora fazia a diferenca, por vezes a companhia. Por exemplo, nada como percorrer a Sunset Blvd. ou a Santa Monica Blvd. em direção a Hollywood escutando "LA Woman" do The Doors. A ocasião que lembro bem foi logo que comecei a entrar em San Francisco - dia 18 de Novembro de 2008 - tempo fechado com cara de Serra Gaúcha, nevoeiro encobrindo as principais partes da cidade, e avistei a primeira placa apontando para a Golden Gate Bridge.


No som do carro estava comecando a tocar "Warehouse" do Dave Matthews. Detalhe: versão ao vivo de NYC, direto do Central Park. Vidros abertos, nevoeiro baixando a temperatura, eu nem sabia que estava fazendo a última curva antes de chegar pela primeira vez na ponte! Atravessar a ponte pela primeira vez, ouvindo essa música, com os vidros abertos e todos os fatores que cercavam a ocasião fizeram desse momento um dos "paraísos" dessa viagem. De arrepiar!


Tomando um café da Starbucks - que falta faz o cinnamon dolce latte de todos os dias! - certa vez li a seguinte inscrição no copo:

"I used to think that going to the jungle made my life an adventure. However, after years of unusual work in exotic places, I realize that it is not how far off I go or how deep into the forest I walk that gives my life meaning. I see that living life fully is what makes life - anyone's life, no matter where they do or do not go - an adventure."
-- Maria Fadiman
Geographer, ethnobotanist and National Geographic Emerging Explorer.

Não acredito que seja só o momento ou o lugar somente. Uma boa mistura dos dois, com uma pitada de diversos fatores, nos fazem chegar ao paraíso por diversas vezes na vida.

5 comentários:

Marco Queiroz disse...

Ta filosofando demais!

Igor Terres disse...

Uma vez que outra nao tem problema...

1 de nós 2 disse...

concordo plenamente contigo Igor.

Igoooooor, vamos nos ver, vamos, por favor, vamooos.
Não rolou aquele trabalho, tentei, mas era a escravidão na terra, não valia a pena perder meu natal com a família.
vou pra casa amanhã e fico até janeiro.
qdo vc vai??

bjooo.

Rafa

Júlia Copetti de Queiroz disse...

Filosofar é bom, ainda mais quando bate aquela saudade do "momento paraiso".

Bonito e gostoso de ler.

beijocas

Igor Terres disse...

"Escravidao na terra". Exatamente o que eu teria dito...

Obrigado, Julia!