sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

80 ANOS

Para quem fica em Porto Alegre durante a semana, pelo menos, vale a pena conferir. Está rolando uma exposição bem legal na Usina do Gasômetro, em homenagem aos 80 anos de sua existência. Nos painéis explicativos há uma sequência de fatos curiosos retirados do jornal Correio do Povo, na época. Um deles é que a Usina começou a operar 4 dias depois do que se pensava: foi no dia 15 de novembro de 1928, e não dia 11.

Outro dado curioso é que a chaminé - de 101 metros de altura - foi erguida no governo de Alberto Bins - ano de 1937 - a fim de resolver o problema da fuligem, que através da queima do carvão escurecia os telhados vizinhos. À época, a chaminé da Usina era a mais alta da América Latina, utilizando-se de um revestimento interno de tijolos refratários vitrificados.

Lá pelo governo do Collares ainda, a Usina do Gasômetro chegou a virar escola. Caminhões pipa do DMLU ficaram encarregados de lavar os dez anos de abandono a que o predio foi sujeito. Com reformas no edifício e professores contratados, o governo seguinte se encarregou de parar o processo e iniciar um novo projeto - o "espaço cultural do trabalho".

As fotos não são menos peculiares. Leonel Brizola, Alceu Collares e Olívio Dutra em ocasiões e momentos bem distintos da Usina. Tire suas próprias conclusões quando conferir. Há uma imagem, bem no início da exposição, onde mostra o estaleiro (Ilha da Pintada) funcionando a pleno vapor. É pequeno detalhe da fotografia, tem que estar atento.

Quando se cogitou a demolição do prédio, as sábias palavras "A cidade que vira as costas para o que lhe deu energia, não merece o nome que tem", (desculpa, mas não lembro o nome da mulher) devem ter caído como um balde de água fria. Enfim, não se ouviu mais em demolição da Usina, sendo tombada pelo Estado em 1982.

Por final, a parte que mais gostei da exposição foi a caminhada entre os fornos gigantes onde era queimado o carvão, ainda no tempo de termelétrica. Em menos de 30 minutinhos dá pra ler tudo e dar uma olhadinha nas fotos. Parabéns, Usina do Gasômetro! 80 anos não é pra qualquer um.

8 comentários:

Rita Queiroz disse...

Foi dar uma banda por ai?
Eu adoro essa foto.

1 de nós 2 disse...

Igoooor, comentei de ti no meu post do bandas que recomendamos.

bjo.

Rafa

1 de nós 2 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita Queiroz disse...

dagor, atualizar é preciso!

1 de nós 2 disse...

abandono de blog!!

Rafa

Unknown disse...

Olá, por acaso você tirou fotos no Velopark no open day/night no final de março? É que eu vi uma foto do meu Camaro 1967 com a sua marca e queria saber se tem como você me mandar a foto sem a marca, limpa.

reisv8@gmail.com

Grato,

Felipe

Unknown disse...

Atualiza esse blog.......

Ju disse...

adorei bola!